11/04/2011

Carta



Caros professores,
Ficamos todos profundamente abalados com a terrível tragédia que se abateu sobre a escola Tasso da Silveira. Estamos todos de luto. Cada um de nós foi atingido por esse acontecimento. As marcas em nossos corações permanecerão por muito tempo, ou mesmo para sempre. É muito importante, neste momento, que toda e cada comunidade escolar se reúna, se expresse, reflita sobre o acontecido e, unida, proponha uma forma de enfrentamento e superação do ocorrido. Precisamos reinventar o espaço escolar.
A comunidade escolar precisa sentir-se amparada, acolhida e poder se expressar, como forma de dar vazão a toda sua angústia e seus medos, nas mais variadas formas. Não adianta tentar mascarar a realidade, pois ela está aí, dura e doída. Cabe a nós, educadores, tentar transformar esse momento de luto, de dor, numa possibilidade de superação, de proposta de discussão de valores, na possibilidade de construção de uma sociedade mais solidária, mais ética, mais preocupada com o ser do que com o ter e que saiba conviver de forma harmônica com todas as diversidades que o espaço escolar abarca.
Para isso, não há uma única ou melhor forma. Cada escola encontrará sua própria maneira de se reinventar. O importante é que todos se sintam acolhidos e confortáveis para poderem se abrir, falar de seus medos e suas angústias e, a partir dessa discussão, a escola saia fortalecida e mais unida.
Acreditamos que o Centro de Estudos do próximo dia 13 seja o espaço privilegiado para a reflexão desse novo olhar sobre o espaço escolar. Gostaríamos que cada escola encaminhasse a consolidação de suas discussões para sua Coordenadoria, de maneira que possamos juntos delinear melhores ações.

                                                                              Um abraço,

Carta da Sra Secretária Claudia Costin

Nenhum comentário:

Postar um comentário