17/04/2010

3.PPP Marco Doutrinal

  PPP da E.M General Osório

Marco Doutrinal

Queremos uma escola mais justa, ética, fruto de uma sociedade inclusiva e democrática, um trabalho que valorize a cultura da nossa comunidade e amplie seus conhecimentos para a construção de mundo onde a valorização da vida humana, o respeito entre os povos, a solidariedade entre os membros da família, da escola, a paz interior e a ousadia de resgatar a concepção de pessoa humana defendida em nosso Marco Situacional realmente possa acontecer.
Queremos uma escola que não se limite apenas em transmitir conhecimento sistematizado de currículos ideologicamente estruturados, mas que seja um espaço dialógico, democrático, solidário, prazeroso, competente, comprometido com os valores humanos e facilitador da formação e transformação da consciência do cidadão.
Queremos um aluno, autor de sua própria história, conhecedor do seu papel na sociedade de direitos respeitados e deveres cumpridos.

Queremos um aluno com liberdade de expressão, pensamento claro, objetivo, e que influencie os demais na formação do Estado e da Nação brasileira, que seja solidário e com valores humanistas.
Para isto, escolhemos como título do nosso Projeto Político Pedagógico o tema FAZENDO ACONTECER, no qual manifestamos o empenho e desejo da escola e de seu corpo docente, discente e funcionários além dos representantes da comunidade (amigos da escola), que com parceria e entusiasmo torcem pelo sucesso da nossa comunidade escolar e dos nossos alunos.

Pretendemos FAZER ACONTECER e garantir um ambiente democrático de leitura e escrita para a aquisição e a ampliação do código lingüístico, que é a nossa meta principal, utilizando as diversas leituras, conforme orientação da Multieducação, currículo básico para o Ensino Fundamental.

Desejamos FAZER ACONTECER propostas diferenciadas de aprendizagem e para isso pretendemos facilitar para alunos e professores o acesso ao conhecimento em suas diversas aprendizagens.

Desejamos FAZER ACONTECER a formação continuada dos professores da comunidade escolar através da participação nos Centros de Estudos previstos no Calendário Escolar, priorizando e garantindo esse espaço de estudo e discussão de propostas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, assegurando o direito e a livre escolha do professor e de sua metodologia de ensino.

Pretendemos FAZER ACONTECER e garantir a participação de alunos da escola nos Projetos Culturais oriundos da SME e da 6ª Coordenadoria de Educação (6ª CRE), conforme a faixa etária atendida para esses eventos, tais como: Mostra de Dança, o, Poesia na Escola, Jogos Estudantis, Jogos Integrados, etc.

Pretendemos FAZER ACONTECER oferecendo, além dos espaços de formação e de participação em eventos dentro e fora da escola, a parceria com demais órgãos da Cidade do Rio de Janeiro que possam oferecer aos alunos e professores alguma contribuições na formação de valores éticos e democráticos, reforçando os ideais de cidadania que desejamos formar.

Pretendemos FAZER ACONTECER e garantir a participação dos segmentos da escola na participação ativa da rotina escolar e das etapas dos projetos desenvolvidos no âmbito escolar e que se encontram em anexo ao P.P.P.

Somos diferentes no aspecto físico, pois cada indivíduo traz consigo características genéticas e únicas e no aspecto psicológico porque cada pessoa tem a sua maneira própria de perceber e compreender o outro a partir dos aspectos culturais, sociais, éticos, morais, familiares nos quais foi educada. Professamos credos diferentes e, em função destes, assumimos condutas e regras diferentes. Temos por prerrogativa propor uma moral a partir do caráter histórico-social da sociedade em que nos encontramos e das experiências vivenciadas por cada um de nós e assim estamos aptos a escolher o caminho que desejamos seguir.
Somos responsáveis por todos os nossos atos e escolhas. Mas, apesar de tudo isso, somos iguais porque somos capazes de amar e odiar, de viver o bem e o mal, de sorrir ou chorar, de ajudar ou não ao próximo e de construir ou destruir e estamos ligados por leis e submissos as suas sanções.

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