17/04/2010

2.PPP Contextualização

PPP da E.M General Osório

Contextualiação

A E.M.06.25.004 General Osório é um estabelecimento público, tendo sido fundada em maio de 1942.
A escola é representada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), do Rio de Janeiro, com CNPJ e atende aos alunos do Ensino Fundamental (1,2 3 4 5,6 ano e CE )
O órgão intermediário que lhe dá suporte e faz a supervisão é a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). A escola está situada em um bairro residencial, de classe baixa, apresentando um comércio diversificado composto de supermercado, bancos, farmácias, lojas, feiras, bares, bancas de jornal, padarias, açougues, além de igrejas protestantes e católicas, uma vila olímpica (Vila Olímpica Clara Nunes), casas de festas, clínicas médicas, escolas, um posto de saúde e um hospital. É uma escola de fácil acesso, com diversas linhas de ônibus e a estação do Metrô-Rio.
Como bairros vizinhos podemos citar os bairros de Acari, Costa Barros, Colégio e Irajá, de onde vêm um grande quantitativo da clientela . Além desses, recebemos também alunos e professores de outros bairros e até municípios.
A maioria dos alunos é proveniente de famílias de baixa renda, vivendo em condições precárias. Apenas alguns alunos são moradores de ruas pavimentadas e podem usufruir de rede de água, luz, esgoto e coleta de lixo. Além de serem alunos carentes, possuem sérios problemas relacionados à violência, desemprego, desestrutura familiar, drogas, etc. Boa parte das famílias são compostas por mulheres sozinhas que encerram em si a responsabilidade de criar e educar os seus próprios filhos, netos, sobrinhos, etc.
Em seu aspecto cultural a clientela é também desprovida de conhecimentos literários, utilizando de forma precária o vocabulário, apresentando dificuldades na apropriação do código lingüístico, ou seja, da leitura e da escrita.
A grande maioria das experiências e valores adquiridos provém da comunidade, particularmente do ambiente familiar que percebe ser a escola o seu único meio de ampliação de novos horizontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário