17/04/2010

5.PPP Marco Operacional

 PPP da E.M General Osório
Marco Operacional


Para se alcançarem as metas propostas no Marco Doutrinal, que busca a formação do aluno numa visão humanista, solidária e participativa da construção de uma sociedade inclusiva, propomos a elaboração de planejamentos específicos a cada setor da escola, facilitando a prática pedagógica, para que assim cada um assuma a sua responsabilidade e execute de maneira colaborativa para o alcance dos objetivos de forma eficaz e efetiva.


1- Ações Administrativas

Estabelecer um sistema de relação democrático, reflexivo, crítico, de respeito mútuo e libertador com todos os segmentos da comunidade educativa.

Garantir a matrícula dos alunos na Unidade Escolar, o livre acesso e a permanência dos mesmos no ambiente escolar respeitando o seu desenvolvimento como cidadão(Diretor Geral);

Distribuir as tarefas segundo as necessidades da Unidade Escolar (Diretor Geral e Diretor Adjunto);

Garantir ensino de qualidade ministrado pelos profissionais capacitados e atualizados em suas áreas de atuação (Diretor Geral);

Estabelecer um sistema de relação democrático, reflexivo, crítico, de respeito mútuo e libertador com todos os segmentos da comunidade educativa (Diretor Geral)

Planejar, executar, coordenar e avaliar a ação pedagógica, comunitária e administrativa, de modo a garantir um espaço de discussões com todos os segmentos (Diretor Geral);

Assessorar e administrar todo o trabalho referente à organização da secretaria escolar (Diretor Adjunto);

Determinar as funções e horário de serviço de cada funcionário da secretaria, assim como supervisionar e administrar todo o trabalho funcional (Diretor Adjunto).


2- Ações Pedagógicas


A proposta pedagógica será elaborada, executada e avaliada pelo corpo docente da Unidade Escolar, em conformidade com os interesses da Comunidade Escolar, que será avaliada durante o ano letivo, a fim de verificar se os objetivos propostos estão atendendo às necessidades da escola ou precisam ser reelaborados.


2.2 – Competências do Professor

Participar da elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico da escola, com liberdade para expor suas idéias .

Participar de cursos , seminários, palestras , a fim de promover qualificação profissional.
Solicitar a presença do responsável, a fim de promover uma integração maior entre a comunidade escolar e o trabalho pedagógico realizado.

Atender com eficiência à carga horária de trabalho .

Promover uma aprendizagem que favoreça o desenvolvimento intelectual, crítico e consciente do aluno.

Elaborar uma aula que desperte o interesse da turma.

Utilizar diferentes instrumentos de avaliação para verificação da aprendizagem.

Não fumar dentro das repartições da escola, conforme previsto em com a lei;

Manter os alunos dentro da sala de aula, de forma a colaborar com a disciplina da escola e promover uma real aprendizagem.


2.3 – Competências do Aluno


Participar ativamente das atividades escolares, de modo a garantir a construção do conhecimento.

Ser crítico, participativo e criativo na elaboração de seus pensamentos e trabalhos, de modo a ampliar sua visão de mundo.

Respeitar e ser respeitado em sua condição de ser humano e não discriminar ou sofrer qualquer forma de discriminação em decorrência de diferenças étnicas, de credo, de sexo, de ideologia, de preferências político-partidárias ou quaisquer outras.

Assistir às aulas de forma a ampliar seus horizontes culturais e intelectuais.

Ser assíduo e pontual às atividades escolares, permanecendo na Unidade Escolar durante o horário estabelecido.

.Estabelecer uma relação de respeito com seus colegas, professores, funcionários da Unidade Escolar e demais representantes da comunidade escolar.

A prática pedagógica, no Ensino Fundamental, deverá ter por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

a ) o desenvolvimento da plena capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

b ) a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

c ) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

d ) o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Os critérios para definir o número de alunos por turmas e professores estarão em consonância com a portaria de matrícula emanada anualmente da SME..

As turmas do Ensino Fundamental serão atendidas em espaços adequados ao quantitativo de alunos por turmas e faixa etária dos alunos .

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