PPP da E.M General Osório
Marco Operacional
Para se alcançarem as metas propostas no Marco Doutrinal, que busca a formação do aluno numa visão humanista, solidária e participativa da construção de uma sociedade inclusiva, propomos a elaboração de planejamentos específicos a cada setor da escola, facilitando a prática pedagógica, para que assim cada um assuma a sua responsabilidade e execute de maneira colaborativa para o alcance dos objetivos de forma eficaz e efetiva.
1- Ações Administrativas
Estabelecer um sistema de relação democrático, reflexivo, crítico, de respeito mútuo e libertador com todos os segmentos da comunidade educativa.
Garantir a matrícula dos alunos na Unidade Escolar, o livre acesso e a permanência dos mesmos no ambiente escolar respeitando o seu desenvolvimento como cidadão(Diretor Geral);
Distribuir as tarefas segundo as necessidades da Unidade Escolar (Diretor Geral e Diretor Adjunto);
Garantir ensino de qualidade ministrado pelos profissionais capacitados e atualizados em suas áreas de atuação (Diretor Geral);
Estabelecer um sistema de relação democrático, reflexivo, crítico, de respeito mútuo e libertador com todos os segmentos da comunidade educativa (Diretor Geral)
Planejar, executar, coordenar e avaliar a ação pedagógica, comunitária e administrativa, de modo a garantir um espaço de discussões com todos os segmentos (Diretor Geral);
Assessorar e administrar todo o trabalho referente à organização da secretaria escolar (Diretor Adjunto);
Determinar as funções e horário de serviço de cada funcionário da secretaria, assim como supervisionar e administrar todo o trabalho funcional (Diretor Adjunto).
2- Ações Pedagógicas
A proposta pedagógica será elaborada, executada e avaliada pelo corpo docente da Unidade Escolar, em conformidade com os interesses da Comunidade Escolar, que será avaliada durante o ano letivo, a fim de verificar se os objetivos propostos estão atendendo às necessidades da escola ou precisam ser reelaborados.
2.2 – Competências do Professor
Participar da elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico da escola, com liberdade para expor suas idéias .
Participar de cursos , seminários, palestras , a fim de promover qualificação profissional.
Solicitar a presença do responsável, a fim de promover uma integração maior entre a comunidade escolar e o trabalho pedagógico realizado.
Atender com eficiência à carga horária de trabalho .
Promover uma aprendizagem que favoreça o desenvolvimento intelectual, crítico e consciente do aluno.
Elaborar uma aula que desperte o interesse da turma.
Utilizar diferentes instrumentos de avaliação para verificação da aprendizagem.
Não fumar dentro das repartições da escola, conforme previsto em com a lei;
Manter os alunos dentro da sala de aula, de forma a colaborar com a disciplina da escola e promover uma real aprendizagem.
2.3 – Competências do Aluno
Participar ativamente das atividades escolares, de modo a garantir a construção do conhecimento.
Ser crítico, participativo e criativo na elaboração de seus pensamentos e trabalhos, de modo a ampliar sua visão de mundo.
Respeitar e ser respeitado em sua condição de ser humano e não discriminar ou sofrer qualquer forma de discriminação em decorrência de diferenças étnicas, de credo, de sexo, de ideologia, de preferências político-partidárias ou quaisquer outras.
Assistir às aulas de forma a ampliar seus horizontes culturais e intelectuais.
Ser assíduo e pontual às atividades escolares, permanecendo na Unidade Escolar durante o horário estabelecido.
.Estabelecer uma relação de respeito com seus colegas, professores, funcionários da Unidade Escolar e demais representantes da comunidade escolar.
A prática pedagógica, no Ensino Fundamental, deverá ter por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
a ) o desenvolvimento da plena capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
b ) a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
c ) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
d ) o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Os critérios para definir o número de alunos por turmas e professores estarão em consonância com a portaria de matrícula emanada anualmente da SME..
As turmas do Ensino Fundamental serão atendidas em espaços adequados ao quantitativo de alunos por turmas e faixa etária dos alunos .
muito otimo
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